DIA 19/10, FERIADO MUNICIPAL EM HOMENAGEM A DR. NEY – O PRIMEIRO PREFEITO DE MARAÚ

Ex-prefeito Ney de Lemos Luz.
Ex-prefeito Ney de Lemos Luz.

O dia 19 de outubro é feriado em Maraú desde 2007, quando um decreto da então prefeita Vera Sarmento tornou a data feriado municipal, em homenagem ao ex-prefeito Ney de Lemos Luz. A história de dr. Ney (como era chamado) se confunde com a de Maraú como cidade. Ele nasceu aqui no dia 28/12/1907, filho de Armando dos Santos Luz e Irene de Lemos Luz. Se formou em odontologia na Universidade Federal da Bahia e retornou à cidade natal. Em 01/09/1936 casou com a médica Adelina Borges Luz (conhecida como dra Lili). Teve duas filhas Sônia Luz e Maria das Graças.

Com a esposa Dra Lili e as filhas Sônia e Maria das Graças.

Antes de Maraú se tornar cidade, dr. Ney já tinha sido eleito para ser o mandatário da então Vila de Maraú, em 1934. Em 1937 foi nomeado como governante da Vila, ficando até 1942. Assim, quando a vila se tornou cidade, em 30 de março de 1938, dr. Ney se tornou o primeiro prefeito da cidade.

Inauguração do calçamento em Taipu

Antes disso, já tinha tido atuação destacada na manutenção dos limites do município, no início dos anos 30, quando municípios vizinhos tentaram “invadir” terras que pertenciam ao município de Maraú. Voltou a ser prefeito eleito em 1959, ficando até 1963, e teve ainda um quarto mandado, eleito, que começou em 1967 e terminou em 1970, quando faleceu, no dia 19 de outubro.

O ginásio, o ano de sua inauguração.

Foi ele como prefeito que fez o calçamento das ruas da cidade de Maraú, e de alguns distritos, com Taipu (na época Taipu de Fora não existia como distrito, então Taipu de Dentro se chamava só Taipu). Teve também participação na tentativa de criar em Campinho o que seria o “Porto de Brasília”, junto com os deputados Vasco Filho e Vasco Neto. Mas a força política da Ilhéus do cacau foi mais forte e o porto foi construído lá, embora Campinho, geograficamente fosse bem melhor (mais perto de Brasília e com águas mais profundas). Desse período restou a BR 030 como legado.

Mas talvez sua obra mais significativa foi a construção e implantação do Ginásio Municipal Antenor Lemos e do Curso Normal, dando oportunidades aos moradores locais de estudar, se tornarem professores até seguir outras carreiras na capital (só existia faculdade em Salvador naquela época).

Na Praça do Cambuízo (curiosamente única rua que não foi calçada em sua gestão) existe um busto para homenagear. Neste ano de 2023, excepcionalmente, o feriado foi transferido para o dia seguinte, 20/10, por causa de uma prova estadual marcada para este dia 19 em diversas cidades da Bahia, inclusive Maraú.

Prefeitura Municipal de Maraú
GOVERNO – O PROGRESSO CONTINUA