SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MARAÚ REALIZA ENCONTROS PEDAGÓGICOS PARA DISCUTIR AÇÕES EDUCACIONAIS NO CONTINUUM LETIVO 2020/2021 

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Nos dias 17 e 18 de agosto de 2021, aconteceram duas reuniões pedagógicas com a Equipe Gestora e os Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino, promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Maraú, com a presença da Secretária Hozana Soledade Ramos Santos e toda Equipe Pedagógica e Administrativa da SEMEC, em dois polos, sendo no dia 17 de agosto realizada em Maraú Sede/Zona Rural juntamente com Barra Grande e no dia 18 de agosto no distrito de Ibiaçú.

A finalidade das reuniões foi apresentar as ações pedagógicas e administrativas realizadas pela Secretaria de Educação e as Escolas Municipais no I Trimestre do Continuum Letivo Pedagógico 2020/2021; fazer uma análise das atividades remotas realizadas pelas escolas neste I Trimestre; refletir sobre os desafios pedagógicos apresentados e planejar ações pedagógicas para o II trimestre, e ao mesmo tempo, organizar o planejamento para a reabertura das escolas no retorno às aula no modelo híbrido, quando for autorizado pelas autoridades de saúde.

A pauta abordada foi apresentada na seguinte ordem: Contextualização das ações e práticas pedagógicas do Continuum Letivo Pedagógico 2020/2021, sendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e dos Anos Finais, a Educação de Jovens e Adultos – EJA e a Educação Inclusiva. Na sequência, discutiu-se aspectos relacionados à Portaria de Avaliação no Contexto do Ensino Remoto, seguida de uma reflexão sobre concepções de avaliação e práticas de ensino-aprendizagem. Foi feita uma escuta sobre a aplicação dos Cadernos das Atividades Avaliativas Diagnósticas, bem como a aplicação do Roteiro de Estudo Dirigido para o uso dos livros didáticos pelos estudantes.

Em relação a utilização dos Roteiros de Estudo Dirigido, a Coordenadora Pedagógica, Eliete Almeida Nascimento (Neta), falou que “os roteiros de estudos dirigidos são importantes porque orientam os estudantes na realização das atividades. Se o Roteiro é claro e objetivo, os estudantes conseguirão responder as atividades sem dificuldades. E isso passa uma segurança para eles”.

Após todas essas problematizações, a Secretaria de Educação de Maraú realizou a distribuição de dois importantes documentos: O Projeto Institucional de Acolhimento Socioemocional, que é uma metodologia de trabalho que visa ofertar atendimento de uma demanda específica em busca de solução para um problema ou superação de um desafio escolar. O seu principal objetivo é: “Acolher e ressignificar as experiências e vivências em tempos de distanciamento e isolamento físico da comunidade escolar, para amenizar os efeitos psicológicos causados pela COVID-19, diminuindo os níveis de sofrimento das pessoas integrantes das comunidades escolares da rede pública de ensino de Maraú-Bahia e, consequentemente, reduzindo a demanda pelo serviço público de saúde”.

Além desse documento orientador, foi disponibilizado também o Protocolo de Biossegurança, que é um documento referencial com orientações a serem seguidas para a reabertura das escolas da educação básica de ensino do município de Maraú, no contexto da pandemia da COVID-19. E tem como objetivo orientar os gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, profissionais de saúde e profissionais da educação em relação às ações e medidas sanitárias necessárias para reabertura das escolas públicas do município de Maraú-Ba.

Por fim, a Secretaria Municipal de Educação de Maraú, apresentou as ações em andamento para a reformas e adequação dos espaços físicos das escolas para o retorno às aulas, assim que autorizado pelas autoridades de saúde. E os encaminhamentos para os próximos passos, quais sejam: tabulação, entrega e análise das estatísticas das avaliações diagnósticas do I Trimestre; realização de análise e organização de proposta de intervenção para reorientação das aprendizagens a partir dos dados apresentados em diálogo com os planos de ensino do Continuum Letivo Pedagógico 2020/2021; elaboração do plano de ação pelas escolas para a implementação do Protocolo de Biossegurança e Acolhimento Socioemocional; elaboração da Proposta Pedagógica para o Retorno às Aulas no modelo de Ensino Híbrido por unidade escolar e agenda de visita às escolas a partir de então.

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