PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DAS ESCOLAS DE MARAÚ PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE A ‘LEI LUCAS’
Na última segunda-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, deu início a capacitação da Lei Lucas, voltada para professores e funcionários das escolas de ensino infantil e básico. A iniciativa começou pelos colégios da sede: Colégio Dr Antenor Lemos, Escola Altanira Mauro Ribeiro e a Creche Tia Renilda.
O objetivo dessa capacitação é garantir que os professores e funcionários das escolas de ensino infantil e básico saibam agir no atendimento de primeiros socorros aos estudantes até que a assistência médica especializada chegue ao local.
Lei Lucas
A Lei Lucas (13.722/18) foi sancionada em outubro de 2018 após o menino Lucas Begalli, de 10 anos, ter se engasgado com um alimento durante uma excursão escolar. No momento do acidente nenhum dos professores que acompanhavam as crianças no passeio tinha noções de primeiros socorros e ele só foi atendido com a chegada do SAMU. Lucas acabou falecendo dois dias depois.
Essa fatalidade poderia ter sido evitada caso algum dos presentes na excursão estivesse preparado para lidar com uma situação como esta, por isso, a lei foi criada e, desde de 2019, as escolas públicas e particulares de Ensino Básico e Fundamental são obrigadas a ministrar anualmente cursos de primeiros socorros aos seus professores e funcionários.