PREFEITURA DE MARAÚ PUBLICA DECRETO COM MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS
A Prefeitura de Maraú, adotou medidas temporárias de combate e prevenção ao contágio do novo coronavírus no município. A prefeita Gracinha Viana assinou o decreto 1223/2020 na terça-feira (17). O governo municipal leva em consideração a condição de pandemia anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O município não possui suspeitas de Covid-19, mas no estado já foram confirmados 16 casos da doença. Considerando todas as recomendações, o decreto municipal adotou medidas que devem ser cumpridas por todos os órgãos da administração pública e a população. Entre as medidas estão a proibição de eventos (públicos ou privados), festividades, competições esportivas.
A Secretaria Municipal de Saúde editará os atos necessários à regulamentação e operacionalização do disposto neste Decreto, além de adotar outras medidas que se façam necessárias à ampliação da prevenção. As Secretarias Municipais devem promover tratamento especial aos idosos, pessoas com doenças crônicas, considerados grupos vulneráveis, promovendo a devida orientação e procedimento para a prevenção.
As Secretarias Municipais deverão suspender as atividades, sob sua responsabilidade, que envolvam idosos, visando evitar o contato físico, podendo haver a ampliação do público protegido, se necessário.
Fica estabelecido que a Secretaria Municipal de Saúde deverá organizar campanhas de conscientização quanto aos riscos e medidas de higiene necessárias para evitar o contágio pelo Coronavírus, devendo intensificar a orientação no âmbito do Município e nas Unidades Administrativas quanto as formas de prevenção.
Todos os casos suspeitos de infecção do Coronavírus deverão ser imediatamente notificados à Secretaria Municipal de Saúde, nos telefones (73) 9 9946-9956 ou (73) 3258-2415/ 3258-2381, visando o acompanhamento ea manutenção de dados essenciais à identificação de pessoas com risco ou efetivamente infectadas, com a finalidade principal de adotar as medidas terapêuticas necessárias e evitar a sua propagação.
ASCOM – Prefeitura de Maraú