PREFEITO DE MARAÚ, MANASSÉS PARTICIPA DE REUNIÃO QUE DISCUTIU PROJETOS PARA O FIM DO LIXÃO

O prefeito de Maraú, Manassés Souza participou da reunião nesta quinta-feira, 11, no teatro Candinha Dorea, em Itabuna, promovida pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul no qual foi anunciada a participação da CDS-LS no projeto piloto que vai estruturar e organizar a destinação correta e o manejo dos resíduos sólidos no Território Litoral Sul.

Os Secretários de Infraestrutura, Adson Nascimento e de Meio Ambiente, Valdemir Lisboa de Maraú, também participaram da reunião. De acordo com Manassés, um dos objetivos de sua gestão é acabar com o lixão da BR-030, e projetos discutidos como o estado irão ajudar o município na solução definitiva.

O Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Nelson Pelegrino, destacou que o Território Litoral Sul produz 6 % dos resíduos sólidos do Estado da Bahia, sendo que apenas 15 % dos municípios têm o plano Municipal de Resíduos Sólidos.

Participaram do encontro prefeitos e representantes dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itapé, Jussari, Itajú do Colônia, Una, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Barro Preto, Ubaitaba, Aurelino Leal, Arataca, Maraú e Itapitanga. Ainda estiveram presentes representantes dos Consórcios da Mata Atlântica e do Consórcio Interfederativo de Saúde Policlínica Regional de Itabuna e Ilhéus, e o deputado Estadual Rosemberg Pinto.

A ação faz parte de uma determinação da Lei 12.305 de 2010, que diz sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e exige dos setores públicos e privados o gerenciamento correto dos resíduos.