POVOADO DO QUITUNGO É UMA DAS 6 COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO MUNICÍPIO DE MARAÚ
20 de novembro é o “Dia Nacional da Consciência Negra” em homenagem ao herói nacional negro Zumbi assassinado em 1695. Escravo, foi líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas. Como parte da programação da semana da consciência negra no município de Maraú, a Prefeitura traz hoje um pouco sobre o povoado do Quitungo que é reconhecido pela fundação Palmares, como comunidade de remanescente de quilombo.
QUITUNGO
Quitungo é um povoado quilombola, no município de Maraú, formado basicamente por agricultores, pescadores e marisqueiras e marisqueiros. Situa-se à beira da rodovia Itacaré-Camamu, comunidade foi certificada e reconhecida como comunidade de remanescente de quilombo pela fundação Palmares em 29/12/2006.
Já em 2015, a prefeitura de Maraú e o Governo do Estado realizou obras de calçamento nas ruas do povoado que conta também com uma escola municipal Barão do Rio Branco. A comunidade que é vizinha ao povoado de Tremembé, possui aproximadamente 47 famílias, 200 moradores e 97 eleitores com a biometria segundo a justiça eleitoral.