OUTUBRO ROSA REFORÇA PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA

O mês de outubro é utilizado mundialmente como um período para chamar à atenção da sociedade quanto à importância da prevenção do câncer de mama e sua detecção precoce, por tratar-se do tipo de câncer que mais acometem as mulheres, tendo o laço rosa como símbolo. Esse movimento foi iniciado na década de 90.

É uma campanha cujos objetivos são compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade; fortalecendo as recomendações do Ministério da Saúde.

Desmistificar o câncer de mama é fundamental para combatê-lo: nos últimos anos, a taxa de mortalidade da doença caiu aproximadamente 40%, e o diagnóstico precoce foi essencial para isso. Infelizmente não há como prevenir o aparecimento do câncer de mama de forma absoluta. Por isso, o diagnóstico precoce da doença é primordial.

Vale ressaltar que homens também podem desenvolver a doença, ainda que numa proporção bem menor, cerca de 1% dos casos. Por isso, o rastreamento é tão importante! CUIDE-SE! É UM GESTO DE AMOR CONSIGO MESMO!

Prefeitura Municipal De Maraú
GOVERNO – O PROGRESSO CONTINUA