EDUCAÇÃO DE MARAÚ REALIZA ENCONTRO INTERSETORIAL DO PROGRAMA BUSCA ATIVA ESCOLAR

0 484

A Prefeitura Municipal De Maraú, por meio da Secretaria de Educação, realizou a reunião intersetorial do programa busca ativa escolar, na manhã desta terça-feira, 31/08, no Colégio Municipal Dr Antenor Lemos. O evento contou com a participação de representantes das secretarias de saúde, agricultura, desenvolvimento social, infraestrutura, conselho tutelar e líderes comunitários.

A formação do comitê intersetorial teve como tema “Porque criança fora da escola não pode”.A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento etc, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.

Todo o processo é acompanhado pela ferramenta tecnológica, que funciona como um grande banco de dados que facilita a comunicação entre as áreas, armazena dados importantes sobre cada caso acompanhado e apoia na gestão das informações sobre a situação da criança e do adolescente no município e/ou estado.

A ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo, como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para facilitar o uso dos profissionais que não têm acesso a dispositivos móveis.

A mesa foi composta por: Hozana Soledade, Secretária de Educação, Gileno Lira, coordenador do gabinete do prefeito, Adeilda Moura, Secretária de Desenvolvimento Social, Rose Moreno, primeira-dama do município e representante da associação de mulheres, Josi representante do Conselho tutelar, o vereador Gustavo Porto, José Conceição, coordenador quilombola representante do litoral sul, Águeda Souza, coordenadora operacional do Busca Ativa, Eliana representando a Secretaria de Saúde e o Diretor Pedagógico, Manoel dos Santos.

O vereador Liliano Leão, também participou do evento que contou ainda com a presença dos administradores dos povoados.

Prefeitura Municipal De Maraú
GOVERNO – O PROGRESSO CONTINUA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Skip to content
Este site tem o compromisso de garantir a acessibilidade digital para pessoas com deficiência. Estamos continuamente melhorando a experiência do usuário para todos e aplicando os padrões de acessibilidade relevantes.
Status de conformidade