Construção Colaborativa do Referencial Curricular da Rede Municipal de Maraú – 2020

0 208

O processo de (re)elaboração do Referencial Curricular Municipal de Maraú representa uma janela de oportunidade para que toda a comunidade escolar, famílias e comunidade em geral participem de forma democrática e transparente desse rico momento que definirá os percursos do processo educativo e das orientações didático-pedagógicas.

A Secretaria Municipal de Educação de Maraú iniciou as discussões para a construção do seu Referencial Curricular desde outubro do ano de 2019, organizando a Comissão de Governança de Currículo e Avaliação, promovendo diversos encontros formativos para os integrantes desse processo, fomentando discussões e reflexões sobre concepções de currículo e abordagens pedagógicas do município, adequada para cada modalidade e etapas de ensino.

A organização curricular tem sido muito discutida, no que se diz respeito a estrutura, por meio de diálogos entre a Secretaria Municipal de Educação, Equipe Técnico-Pedagógica, Gestores Escolares, Docentes, Representantes da Comunidade e Representantes de Associações de Comunidade Remanescentes de Quilombo.

É importante ressaltar que durante esse processo a Secretaria Municipal de Educação vem possibilitando a construção coletiva, democrática e transparente de um documento aberto e flexível. As sugestões apresentadas contribuem, em muito para a elaboração desse documento que é a identidade do município, adotando como princípio a participação dos professores, a valorização da sua prática e a busca constante em adequar o documento as especificidades dos alunos.

Fica claro que o Referencial Curricular de Maraú está sendo construído sobre diálogos e debates educacionais tornando-o significativo para todos. Esse conjunto de reflexões de cunho educacional, servirá de apoio aos projetos educativos das escolas da rede, ao planejarem suas práticas pedagógicas, fundamentando o trabalho dos docentes, para que desenvolva uma educação de qualidade e que atenda às necessidades dos nossos alunos.

Esse processo conta também conta com o apoio do Programa ProBNCC, resultado da adesão feita pela Secretaria Municipal de Educação de Maraú fez, cuja finalidade é “realizar ação formativa conjunta para que todos os municípios baianos possam construir e terem homologados seu Referencial Curricular, preferencialmente, tendo como base o Documento Curricular Referencial da Bahia, contemplando adaptações/ contextualizações locais e territoriais” (BAHIA, 2020, p. 6).

Esta é ação desenvolvida em regime de colaboração com o Programa de (RE) elaboração dos Referenciais Curriculares dos Municípios Baianos, instituído pela SEC-Ba, a UNDIME-BA e a Fundação Itaú Social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Complete a matemática para poder acessar *