BARRO VERMELHO É UMA DAS 6 COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO MUNICÍPIO DE MARAÚ

0 1.070

20 de novembro é o “Dia Nacional da Consciência Negra” em homenagem ao herói nacional negro Zumbi assassinado em 1695. Escravo, foi líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas.

Como parte da programação da semana da consciência negra no município de Maraú, a Prefeitura traz hoje um pouco sobre a região do Barro Vermelho que é reconhecido pela fundação Palmares, como comunidade de remanescente de quilombo.

BARRO VERMELHO

A comunidade quilombola do Barro Vermelho fica situada próximo ao povoado do Tabuleiro, na zona rural de Maraú. A região fica próxima da BR-101, a mais ou menos 5 quilômetros de Ubaitaba.

Como nas demais, a população vive da agricultura familiar com a produção de banana, cacau, mandioca e hortaliças. A comunidade foi certificada e reconhecida como remanescente de quilombo pela fundação Palmares em 09/10/2006.

Desde 2017, os quilombolas desta região são representados na câmara municipal pelo vereador Paulino Ribeiro que é nascido e criado no local. Os moradores contam ainda com a escola municipal Gerson de Souza.

As áreas de cacau da Associação dos Remanescentes de Quilombolas Produtores Rurais do Barro Vermelho, foram ampliadas e qualificadas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Skip to content
Este site tem o compromisso de garantir a acessibilidade digital para pessoas com deficiência. Estamos continuamente melhorando a experiência do usuário para todos e aplicando os padrões de acessibilidade relevantes.
Status de conformidade