SECRETARIA DE SAÚDE DE MARAÚ CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

0 1.082

A Prefeitura de Maraú, através da Vigilância Epidemiologica da Secretaria Municipal de Saúde, vem informar o primeiro caso positivo para COVID 19. Trata-se de uma paciente que foi internada no Hospital Regional Costa do Cacau, com suspeita de dengue e ao retornar de alta para o município, após alguns dias, apresentou sintomas característicos da COVID-19, sendo então coletado exames para envio ao LACEN, cujo resultado positivo foi recebido na manhã desta quarta-feira, 29.

Ocorre que a paciente na noite de ontem, Idosa com 71 anos de Idade, apresentou complicações sendo levado para hospital regional Costa do Cacau em Ilhéus, onde permanece internada.

CASO SUSPEITO

Na manhã de hoje, 29, uma familiar da paciente, que esteve como acompanhante da mesma durante o período de internação por suspeita de dengue, que também estava sendo monitorada com sintomas gripais leves, apresentou queixas características para o COViD. A coleta do material será realizada na tarde de hoje por profissionais da vigilância epidemiológica do município para envio ao LACEN.

Com isso, o município de Maráu possui agora um caso confirmado e um suspeito. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, todos os familiares das duas mulheres continuam sendo monitorados pela equipe de saúde da família.

Aproveitar o isolamento social e a permanência em casa para evitar a disseminação do coronavírus com os cuidados na prevenção à dengue. Essa é a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde. Os cuidados contra à dengue devem ser reforçados para evitar que pessoas fiquem doentes e sejam encaminhadas para hospitais de Ilhéus e Itabuna.

A prefeitura municipal orienta que a população deve manter os cuidados preventivos para minimizar a proliferação do vírus em Maraú. A Vigilância Epidemiologica reforça a necessidade dos cuidados quanto ao isolamento social, uso de máscaras e das medidas de higienização.

ASCOM – Prefeitura de Maraú