PREFEITURA DE MARAÚ VAI CAPACITAR PROFESSORES DAS ESCOLAS DA ZONA RURAL SOBRE A LEI LUCAS – PRIMEIROS SOCORROS

0 189

Na próxima sexta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, dará início a capacitação da Lei Lucas, voltada para professores e funcionários das escolas de ensino infantil e básico. A iniciativa começou em 2022, pelos colégios Dr Antenor Lemos, Altanira Mauro Ribeiro, Creche Arlete Nery Campelo, Escolas de Piabanha e Tabuleiro.

Agora a capacitação voltará com as escolas da zona rural do município, a partir do dia 14/04, pela manhã, nas Escolas de Tremembé, núcleo IV, núcleo V e a tarde no núcleo IV. Já no dia 24/04, a capacitação acontece também no período da manhã nas escolas do núcleo II e a tarde das 13h nas Escolas de Ibiaçú, núcleo III e núcleo X.

As demais unidades de ensino terão a capacitação posteriormente. O objetivo dessa capacitação é garantir que os professores e funcionários das escolas de ensino infantil e básico saibam agir no atendimento de primeiros socorros aos estudantes até que a assistência médica especializada chegue ao local.

Lei Lucas

A Lei Lucas (13.722/18) foi sancionada em outubro de 2018 após o menino Lucas Begalli, de 10 anos, ter se engasgado com um alimento durante uma excursão escolar. No momento do acidente nenhum dos professores que acompanhavam as crianças no passeio tinha noções de primeiros socorros e ele só foi atendido com a chegada do SAMU. Lucas acabou falecendo dois dias depois.

Essa fatalidade poderia ter sido evitada caso algum dos presentes na excursão estivesse preparado para lidar com uma situação como esta, por isso, a lei foi criada e, desde de 2019, as escolas públicas e particulares de Ensino Básico e Fundamental são obrigadas a ministrar anualmente cursos de primeiros socorros aos seus professores e funcionários.

Prefeitura Municipal De Maraú
GOVERNO – O PROGRESSO CONTINUA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Skip to content
Este site tem o compromisso de garantir a acessibilidade digital para pessoas com deficiência. Estamos continuamente melhorando a experiência do usuário para todos e aplicando os padrões de acessibilidade relevantes.
Status de conformidade