NOTA INFORMATIVA DA SECRETARIA DE SAÚDE DE MARAÚ SOBRE CORONAVÍRUS

A Prefeitura Municipal de Maraú, através da Secretaria Municipal de Saúde comunica a população em geral que até o exato momento NÃO existe caso confirmado de Coronavírus no Município de Maraú.

Lembrando que casos suspeitos são: Pessoa que, nos últimos 14 dias, retornou de viagem internacional de qualquer país e apresente: Febre e pelo menos um dos sintomas respiratório como: tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza; ou pessoa que, nos últimos 14 dias, teve contato próximo de caso suspeito ou confirmado para Coronavírus e apresente sintomas.

A recomendação do Ministério da Saúde para os casos suspeitos GRAVES é que os pacientes sejam hospitalizados. Já para os casos suspeitos mais LEVES não há a necessidade de hospitalização, sendo acompanhados por equipes de saúde dos municípios e instituídas medidas de precaução domiciliar.

Com base nisso, orientação para a população sobre a conduta que deve ser adotada diante de uma situação de isolamento domiciliar de casos suspeitos ou, porventura, confirmados são:

• Você deve limitar todas as atividades fora de sua casa, exceto para obter assistência médica. Não vá para o trabalho, escola ou áreas públicas e não use transporte público ou táxi/passeio.
  • Use uma máscara quando estiver na mesma sala com outras pessoas. Se você não pode usar uma máscara, as pessoas que vivem com você devem usar uma enquanto estiverem na sala com você.
  • Lave as mãos frequentemente e completamente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Use álcool gel a 70% se não houver água e sabão e se suas mãos não estiverem visivelmente sujas. Evite tocar seus olhos, nariz e boca.
  • Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar, ou você pode tossir ou espirrar na parte interna da dobra do braço, e lave imediatamente as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos.
  • Evite compartilhar itens domésticos. Não compartilhe pratos, copos, xícaras, utensílios de cozinha, toalhas, roupas de cama ou outros itens com outras pessoas em sua casa. Depois de usar esses itens, você deve lavá-los cuidadosamente com água e sabão.
  • Limite as pessoas em casa àqueles que prestam cuidados. Restrinja os visitantes que não precisam estar em casa. Outros membros da família devem ficar em outra casa ou local de residência. Se isso não for possível, outros membros da família devem ficar em outra sala ou serem separados da pessoa doente o máximo possível. A pessoa doente deve usar um banheiro separado, se disponível.
  • Limpe superfícies como balcões, mesas, maçanetas, louças, banheiros, telefones, teclados, tablets e mesas de cabeceira pelo menos uma vez por dia. Limpe imediatamente todas as superfícies que contenham sangue ou outros fluidos corporais.

Todas as Unidades de Saúde da Família do Município, estão abertas e funcionando normalmente, porém para evitar aglomerações e possíveis contaminação estaremos suspendendo alguns programas, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Em caso de suspeita do coronavírus, entrar em contato, com a secretaria Municipal de Saúde através dos telefone (73) 3258-2269, (73) 99946-9956, (73) 98109-9165 (73) 99806-0386.

ASCOM – Prefeitura de Maraú