COMBATE À DENGUE – PREFEITURA REALIZA BLOQUEIO COM UBV EM BARRA GRANDE

Com atual cenário nacional de epidemia de dengue e aumento de casos notificados em Maraú, A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância epidemiológica, vem realizando constantemente o trabalho de combate ao Aedes Aegypti. O objetivo principal é a eliminação de focos do mosquito causador da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya e o bem-estar da população.

Esta semana o governo municipal realizou o bloqueio com o ultra baixo volume (UBV), conhecido popularmente como fumacê, no distrito de Barra Grande, na localidade do Mangue Verde. Desde o dia 20 de fevereiro de 2024, foram realizados ações como mutirão para tratamento dos focos, visitas domiciliares, levantamento de locais críticos e aplicação de veneno com bomba costal.

Até o momento, foram 60 casos notificados pela Secretaria de Saúde, sendo 15 positivos por teste rápido, 19 positivos por CCE – critério clinico epidemiológico, além de 4 casos negativos e 22 em investigação.

A coordenação de vigilância epidemiológica reforça que a comunidade também tem um papel importante na prevenção da dengue com ações simples de evitar água parada, como por exemplo: em pneus, caixa d’águas, garrafas, vasos de plantas, calhas, piscinas sem uso e sem manutenção e etc.

Em casos de sintomas como febre, dor de cabeça, dor nos olhos, vômito e dor no corpo, procure a unidade de saúde mais próxima.

TODOS CONTRA A DENGUE.

PREVENIR É RESPONSABILIDADE DE TODOS!