PREFEITURA DE MARAÚ PUBLICA DECRETO COM MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

A Prefeitura de Maraú, adotou medidas temporárias de combate e prevenção ao contágio do novo coronavírus no município. A prefeita Gracinha Viana assinou o decreto 1223/2020 na terça-feira (17). O governo municipal leva em consideração a condição de pandemia anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O município não possui suspeitas de Covid-19, mas no estado já foram confirmados 16 casos da doença. Considerando todas as recomendações, o decreto municipal adotou medidas que devem ser cumpridas por todos os órgãos da administração pública e a população. Entre as medidas estão a proibição de eventos (públicos ou privados), festividades, competições esportivas.

O município fica autorizado a realizar a contratação de profissionais da área da saúde caso necessário, a aquisição de medicamentos e outros insumos necessários ao tratamento específico de eventuais pacientes com coronavírus. A prefeitura também anuncia a suspensão de férias e licenças aos servidores da secretaria de saúde.
As aulas na rede municipal estarão suspensas a partir do dia 23 de março, durante trinta dias. Para os eventos que envolvam aglomerações e que não necessitem de licenciamento da Administração Municipal, a recomendação é que sejam cancelados ou adiados, diante do cenário epidemiológico atual.

A Secretaria Municipal de Saúde editará os atos necessários à regulamentação e operacionalização do disposto neste Decreto, além de adotar outras medidas que se façam necessárias à ampliação da prevenção. As Secretarias Municipais devem promover tratamento especial aos idosos, pessoas com doenças crônicas, considerados grupos vulneráveis, promovendo a devida orientação e procedimento para a prevenção.

As Secretarias Municipais deverão suspender as atividades, sob sua responsabilidade, que envolvam idosos, visando evitar o contato físico, podendo haver a ampliação do público protegido, se necessário.

Fica estabelecido que a Secretaria Municipal de Saúde deverá organizar campanhas de conscientização quanto aos riscos e medidas de higiene necessárias para evitar o contágio pelo Coronavírus, devendo intensificar a orientação no âmbito do Município e nas Unidades Administrativas quanto as formas de prevenção.

Todos os casos suspeitos de infecção do Coronavírus deverão ser imediatamente notificados à Secretaria Municipal de Saúde, nos telefones (73) 9 9946-9956 ou (73) 3258-2415/ 3258-2381, visando o acompanhamento ea manutenção de dados essenciais à identificação de pessoas com risco ou efetivamente infectadas, com a finalidade principal de adotar as medidas terapêuticas necessárias e evitar a sua propagação.

ASCOM – Prefeitura de Maraú