PREFEITOS DE MARAÚ, ITACARÉ E CAMAMU DISCUTEM SOLUÇÕES PARA FIM DOS LIXÕES

0 147
Criar alternativas para acabar de vez com os lixões nos três municípios regionais, implantando de forma compartilhada os aterros sanitários, diminuindo os custos e minimizando assim os problemas ambientais. Esse foi o principal assunto do encontro realizado nesta quarta-feira pelos prefeitos de Itacaré, Antônio de Anízio, de Maraú, Manassés Souza, e de Camamu, Enoc Silva.
 
O objetivo é que os três municípios, juntamente com as demais cidades vizinhas interessadas em fazer parte do projeto, possam ter um aterro sanitário de forma compartilhada, seguindo todas as normas ambientais, facilitando a coleta e diminuindo os custos de manutenção. A reunião contou ainda com a participação de secretários municipais dos três municípios.
 
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, adiantou que a proposta é que além de garantir um destino sustentável para a questão dos resíduos sólidos, também seja criada uma campanha coletiva envolvendo toda a comunidade, incluindo os moradores, empresários e turistas, para implantar a coleta seletiva, separando o lixo entre os materiais secos e molhados. Essa medida, além de diminuir a quantidade de lixo, ainda garante a geração de renda para os catadores, que poderão reciclar grande parte desse material de forma muito mais rápida e segura.

Durante o encontro os três prefeitos falaram das dificuldades para a destinação dos resíduos solos e do desafio que será transformar os atuais lixões em aterros sanitários, que são menos nocivos ao meio ambiente, pois são construídos para evitar a contaminação do solo, da água e do ar. Diante dos altos custos para a manutenção de um aterro sanitário, a proposta é de Itacaré, Maraú e Camamu, com o apoio da sociedade civil e do segmento empresarial, criarem uma unidade compartilhada. 
 
No encontro com Enoc Silva, os prefeitos Antônio de Anízio e Manassés Souza fizeram questão de enfatizar que acabar com os lixões foi um compromisso assumido com a sociedade e que será cumprido para garantir municípios sustentáveis. Os dois prefeitos já haviam discutido sobre o projeto do aterro compartilhado e no primeiro encontro ficou decidida a proposta de levar a proposta para outros municípios vizinhos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Skip to content
Este site tem o compromisso de garantir a acessibilidade digital para pessoas com deficiência. Estamos continuamente melhorando a experiência do usuário para todos e aplicando os padrões de acessibilidade relevantes.
Status de conformidade