Secretaria de Saúde de Maraú inicia campanha de vacinação contra a gripe

0 64

A Prefeitura de Maraú, por meio da Secretaria de Saúde, deu inicio no dia 23, e segue até 1 de junho com a vacinação contra a Influenza. A campanha nacional de imunização segue até o dia 1º de Junho e visa atender 90% do público-alvo no município. Na cidade, a Secretaria disponibiliza a imunização nos postos de saúde.  No dia 12 de maio, ocorre o dia “D” de vacinação, mobilização nacional onde todos os 65 mil postos do país estarão abertos no horário das 8h até às 17h e atenderá todos os grupos de risco.

De acordo com o Ministério da Saúde até o dia 1º de junho devem ser imunizados idosos à partir dos 60 anos, crianças de 06 meses a 4 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, professores da rede pública e privada de ensino.

>> Tire suas dúvidas sobre a gripe:
O que é Influenza? 
É uma doença viral febril, aguda, comumente conhecida como gripe, geralmente benigna e autolimitada caracterizada por sintomas como febre, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca e coriza. A infecção geralmente dura uma semana. Existem três tipos de vírus

Influenza: A, B e C. O vírus Influenza C causa infecções respiratórias brandas, sem causar impactos na saúde pública ou estar relacionado com epidemias. Já os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais. O vírus Influenza A é classificado ainda em subtipos H1N1 e H3N2, além do H7N9.

Transmissão – Ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda indiretamente pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.
Sintomas – Pessoas com gripe podem apresentar febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (cansaço extremo).

Como se prevenir – A vacinação contra a gripe é a forma mais eficaz de evitar a doença, mas pequenas ações no dia a dia também podem ajudar, como manter as mãos sempre limpas, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

Por: Darlim Santos | Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maraú

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Complete a matemática para poder acessar *