Prorrogado o prazo para idosos regularizarem o cadastro do BPC

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) anunciou, na última quarta-feira (8), a prorrogação por um ano do prazo dado aos idosos contemplados com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para regularização no CadÚnico. O prazo inicial, determinado pela portaria conjunta nº 1, de 3 de janeiro de 2017, venceria no próximo mês.

O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso a partir de 65 anos de idade que não possuam meios de prover a própria manutenção nem de serem providos pela família. CadÚnico concentra todas as informações dos assistidos por programas assistenciais e evita situações como, por exemplo, duplicidade de pagamentos.

Regularização do cadastro

Para realizar o cadastro, é preciso comparecer a um dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município até dezembro, com os documentos de todos os membros da família: documentos pessoais (RG, CPF, Título de Eleitor e Certidão de Nascimento dos menores de idade sem documento), comprovantes de renda de todos (Carteira de Trabalho, contracheque, extrato de pagamento/declaração de benefício do INSS ou outro regimento de Previdência) e comprovante de residência atual (documento oficial ou recibo de contas de energia, água, telefone, carnê de IPTU ou cartão da unidade de saúde).

ASCOM – Prefeitura Municipal de Maraú