Prefeitura de Maraú promove cursos de capacitação com o apoio do IDES

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia – IDES, executará o Projeto AgroEcoturismo – Capacitação, trabalho e renda, no município de Maraú, na Bahia, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e o exercício da cidadania de jovens e adultos na região do Baixo Sul da Bahia pela capacitação profissional para o ingresso no mundo do trabalho e renda justa, com responsabilidade ambiental e patrimonial.  O Projeto AgroEcoturismo foi aprovado no processo de seleção pública do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, Integração Petrobras Comunidade 2013, sendo patrocinado pela Petrobras e pelo Governo Federal. Contamos também com a parceria da Fundação Odebrecht e da Prefeitura Municipal de Maraú através da Secretaria de Assistência Social.  As capacitações serão ministradas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, outras instituições do Sistema S (SESC, SENAI, SESI etc) e consultorias contratadas que aplicarão os seguintes cursos:

•  Educação Patrimonial, Ambiental e Turismo
  • Atendimento ao Cliente
  • Empreendedorismo
  • Recepcionista em meios de hospedagem
  • Técnicas para Garçon/Garçonete
  • Técnicas para Camareira
  • Técnicas para Cozinheiro
  • Técnicas de montagem de Coffee Break
  • Preparação de café da manhã
  • Drinques e Coquetéis

Os cursos serão oferecidos ao longo do ano e serão ministrados em turmas de 30 participantes de ambos os sexos, faixa etária de 18 a 59 anos, prioritariamente, em situação de risco ou pobreza, domiciliados e residentes na zona rural, urbana ou litorânea de Maraú, com prioridade para remanescentes indígenas, quilombolas e pescadores, e cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou médio, em escola pública. O primeiro curso oferecido é o de Atendimento ao Cliente na sede de Maraú nos dias 18 e 19 de fevereiro e, no Povoado de Santa Maria nos dias 20 e 21 de fevereiro.  Além dos cursos será ministrada uma palestra sobre empreendedorismo nos seguintes locais e datas:

Data: 18 de fevereiro:

9 horas: Povoado de Ibiaçu

14 horas: Tremembé

Data: 19 de fevereiro:

9 horas: Cassange

14 horas: Barra Grande

Data: 20 de fevereiro:

9 horas: Sede

16 horas: Santa Maria

Os cursos e palestras são patrocinados pela Petrobras e tem apoio da Prefeitura Municipal de Maraú. Para se inscrever para qualquer um deles os interessados devem procurar os seguintes locais:

Câmara Municipal de Vereadores de Maraú (sede):

Telefone: (73) 3258-2339

Associação Unida de Pequenos Agricultores do P. A. de Santa Maria (Santa Maria):

auspam2012@hotmail.com

Telefone: (73) 9819-6345

Secretaria de Assistência Social (sede): comunidadesmarauigualdade@hotmail.com

Telefone: (73) 3258-2073

Secretaria de Agricultura e Pesca (Ibiaçú):

semagrimarau@hotmail.com

Secretaria de Turismo (Barra Grande):

secturmarau@yahoo.com.br

Telelefone: (73) 3258-6392