Maraú sedia com elogios de mais de 140 atletas primeira etapa nordestina do Bahia Swim Run

Muita emoção marcou o sábado de quem reside ou estava nas Vilas de Barra Grande e Campinho, no Município de Maraú, na Bahia. Com largada em Três Coqueiros e chegada na Ponta do Mutá em Barra Grande, o Bahia Swim Run, que marcou a estreia de uma modalidade sueca no Nordeste, teve percursos de 10 e 19 km alternados em segmentos de corrida em trilhas e natação em mar aberto e no Rio Carapitangui. A competição, organizada pela KMC Sports, contou com quase 150 atletas em um evento que vem sendo comemorado por atletas e público presente como um grande sucesso.

Já na véspera a estrutura do evento demonstrava que havia algo diferente na forma de recepcionar o atleta e de se relacionar com o ambiente. Quem passava pelo local da chegada notava a estrutura de Pórtico e Backdrop construídos em bambu para recepcionar os atletas.

A entrega de kits e o Congresso Técnico foram realizados no Garden Restaurante, estabelecimento que fica no centro da Vila de Barra Grande. Imediatamente os atletas repercutiram no instagran o momento.

Pela manhã ficou ainda mais claro o cuidado com a estrutura. As estações de hidratação foram montadas com área de descarte obrigatória de copinhos, item previsto em regulamento. Os oficiais da prova, apoio de um Projeto da Universidade Estadual de Santa Cruz-Uesc, experientes em eventos multiesportivos, controlavam a parte técnica da competição.

Uma empresa, a TRR-Tratamento de Resíduos disponibilizou recipientes na véspera do Bahia Swim Run, recolhendo de cada ponto de hidratação do percurso após a prova. Todo o material foi levado para fora da Península. O cuidado conquistou atletas e todos que acompanharam o evento.

Na água, um grupo de salva vidas e mergulhadores treinados em operações de salvamento, com equipamento de segurança especializado, trabalhou em cada um dos segmentos de natação.

Foram premiados atletas nas categorias duplas masculinas, femininas e mistas, além das categorias individuais no masculino e feminino, todos nos percursos de 10 e 19 km. Ao chegar, os atletas foram recebidos com uma bela medalha de finisher e tinham acesso a uma área de reposição com frutas, sucos e pães. A emoção estava estampada em cada rosto pelo momento vivido.

Segundo os organizadores, além do Município de Maraú e dos patrocinadores oficiais, a participação do empresariado da Península de Maraú e o acolhimento da população local os move para uma próxima edição. Para eles a modalidade tem tudo para crescer e o nordeste oferece os atributos paisagísticos e o conjunto de desafios que atrai os potenciais praticantes. O Swim Run veio para acabar com qualquer possível delimitação transitória entre uma modalidade e outra. Entrar e sair do mar de tênis, palmar, pool buoy e touca, continuamente, sem freios, vem conquistando adeptos no mundo inteiro.

PARTICIPANTES: 150

ORGANIZAÇÃO: KMC SPORTS

PATROCÍNIO: TV Santa Cruz, Avatim Prefeitura de Maraú, Uesc e TRR Tratamento de resíduos