Litoral FM: Gracinha Viana faz balanço dos 6 primeiros meses do novo mandato; ouça a entrevista

0 122

Na última terça-feira, dia 6 de maio, a prefeita de Maraú, Gracinha Viana, concedeu sua primeira entrevista na Rádio Litoral FM após assumir seu segundo mandato a frente da administração municipal e fez um balanço dos 6 primeiros meses do novo Governo. A conversa foi com o radialista e apresentador do programa, Alô Litoral. Confira os principais pontos da entrevista:

6 Primeiros meses de governo:

Temos enfrentados com muita coragem e dinamismo e fé em deus, acho que quando nós temos deus no comando, tudo se resolve com tranquilidade. E assim, a gente vem enfrentando porque estamos atravessando uma crise violenta no país inteiro e apesar de tudo isso, Maraú mantém um equilíbrio. Graças a nossa transparência, seriedade e pé no freio.

Obras realizadas no município:

Marcelo quando chegamos em Maraú em 2013, era caos total, começando pelo atracadouro da sede que estava debaixo d’água, e um ano depois, eu já fiz a festa de São Sebastião com o atracadouro reformado. A partir dai surgiram as demandas, muita luta, muito trabalho. Se fizermos um levantamento dos últimos quatro anos e mais seis meses de nosso segundo mandato, tem mais obras do que dez anos de administrações passadas.

Educação:

A educação quando nós chegamos, o município já tinha perdido os recursos da merenda e do transporte e após muita luta conseguimos recuperar os recursos e reformamos mais de 60 escolas em todo município, da cantina central, reformamos a quadra do colégio Antenor Lemos na sede, construímos uma quadra no povoado de Tremembé, fizemos banheiros em escolas que não tinham. Hoje as escolas tem um padrão, todas pintadas, com cerâmica, sanitário, merenda escolar de qualidade, com cantinas reformadas e toda equipada.

 Saúde:

A saúde em Maraú, está melhor do que muitos municípios vizinhos. Todos nossos postos de saúde tem médicos e dentistas, nós chegamos ao ponto de fazermos até tratamento de canal em nossos postos de saúde. Então, a gente vem lidando com muita seriedade para oferecer um atendimento de qualidade para a população. Temos cinco ambulâncias no município, temos também uma splinter que leva até 18 pessoas que foi conquistada através de uma emenda do nosso deputado federal Ronaldo Carletto, temos mais dois carros também comprados através de emendas do deputado Ronaldo e graças a deus mantemos um equilíbrio. 

Parcerias com o Governo Estadual:

Nós só temos a agradecer ao governo do estado porque através dele conseguimos bastantes obras para Maraú. Temos um povoado chamado Quitungo que foi todo calçado com uma emenda do deputado Ronaldo Carletto; Temos também o Disep (Distrito Integrado de Segurança Pública) também pedido de Ronaldo Carletto, inclusive o governador esteve aqui, para a inauguração em 2016.

Audiência com Senador Otto Alencar:

Estivemos em Salvador para pedir ao vice-governador, deputado Eduardo Salles, Ronaldo Carletto e ao Senador Otto todo esforço político necessário para a pavimentação asfáltica da BR 030. Marcelo, ninguém aguenta mais essa estrada, sair da audiência feliz e acreditando que existe sim uma possibilidade de que seja feita esse asfalto pelo menos até a sede, pois já vai amenizar o sofrimento do povo.

Creches de Barra Grande e Ibiaçú:

As creches devido a tanta confusão desse governo federal, estão travadas tanto a de Barra Grande e a de Ibiaçú. Temos hoje através do governo federal duas creches e duas quadras poliesportivas, a quadra de Piabanha já está pronta só falta inaugurar, já a de Barra Grande ainda não está pronta. Estive no FNDE, em Brasília na busca de uma solução para destravar os recursos. Na audiência com o senador Otto, ele me assegurou que irá destravar esses recursos o mais rápido possível.

Agricultura e Infraestrutura:

Quando assumimos a prefeitura, era bem triste a situação da zona rural, eu sou filha de agricultor e tenho uma preocupação bem grande porque eu sei que a agricultura é uma prioridade dentro do município. Melhoramos as estradas vicinais de toda zona rural para a escoação dos produtos, então hoje as estradas da zona rural estão melhores do que a BR 030.

Nossa meta é criar um turismo rural dentro das comunidades, para isso estaremos estruturando melhor as estradas e as comunidades. Eu quero ver o homem do campo ser feliz, nós preparamos algumas associações para fabricar o subproduto da agricultura familiar.

Hoje temos associações que fazem sorvete, coxinha e até pão do aipim e temos pessoas capacitadas. Então agora vamos preparar as estruturas para começar mesmo que timidamente um turismo rural para que o turista possa ter uma outra opção além das praias.

Funcionalismo Público:

Eu agradeço a deus todos os dias pela equipe que nós temos, temos bons funcionários efetivos e contratados que buscam sempre o melhor para o município. Um fato importante é quando o chefe, se esforça e puxa a fila tudo anda. Hoje temos salários pagos em dias, fornecedores, transporte escolar em dia e as obras continuando apesar do pouco recurso.

Considerações Finais:

Eu agradeço a Litoral FM pela oportunidade e quero dizer a todos marauenses que a luta continua, dias melhores virão, e que a prefeita que vocês acreditaram continuam na mesmo empenho na busca de novos projetos e obras e que Maraú continue rumo ao progresso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Complete a matemática para poder acessar *