Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária realizam vistorias em casas noturnas da Península de Maraú

Na última segunda-feira, a ação fiscal conjunta da Secretaria de Saúde, por meio da vigilância Sanitária, e do Corpo de Bombeiros Militar de Ilhéus visitou casas noturnas e um posto de gasolina na Península de Maraú. As vistorias aconteceram em Barra Grande, Saquaíra, Maraú e Algodões. Os estabelecimentos foram vistoriados de maneira aleatória, a fim fiscalizar a validade dos alvará e dos sistemas de prevenção de incêndios estaria de acordo com a lei.

“Esta ação em parceria com a vigilância sanitária tem o objetivo de fazer com que os proprietários de locais eventos tenham seus equipamentos em dia. Esse é um tipo de operação de cunho educativo para a proteção da vida”, disse o Sub Tenente Clímaco.

Segundo o Sub Tenente, não foram encontramos irregularidades difíceis de serem resolvidas. São em geral coisas que podem ser rapidamente alteradas, como extintores vencidos. As casas noturnas em que foram encontradas irregularidades têm de até 30 dias a 150 dias para solucionar os problemas e pedir uma nova vistoria do Corpo de Bombeiros.

“Antes de qualquer tipo de multa ou lacração, nosso objetivo será de fiscalizar e educar. As casas poderão funcionar normalmente, desde que estejam dentro dos parâmetros de saúde e segurança”, afirma a Coordenadora da vigilância Sanitária, Izis. Ainda segundo a coordenadora, as vistorias começaram na segunda-feira (28) e vão prosseguir pelos próximos meses, de forma constante. “A segurança da comunidade é uma preocupação do governo municipal e é importante estabelecer parcerias para atuarmos juntos nesse trabalho”, afirmou Izis.

Competências
Cabe à Fiscalização Integrada da Prefeitura verificar a documentação referente à legalidade do empreendimento e à segurança prevista nas leis do município. Já o Corpo de Bombeiros fiscaliza as medidas de segurança contra incêndio e pânico (saídas de emergência, extintores etc).

Pode ocorrer de algum estabelecimento atender as exigências legais conferidas pela prefeitura, porém estar irregular de acordo com as normas dos Bombeiros ou vice-versa. Daí a importância da fiscalização conjunta, para que o empreendedor tome conhecimento de possíveis falhas no atendimento às legislações municipal e estadual e providencie a regularização junto aos dois órgãos.

Prefeitura de Maraú, por meio da vigilância sanitária e Corpo de Bombeiros continuarão com o trabalho de vistorias para atender as demandas identificadas pelos órgãos e as solicitações da população.

Agora a vigilância sanitária disponibiliza o disk denúncia 73 3258 2415 ou no email vigsanitariamarau@hotmail.com

ASCOM – Prefeitura Municipal de Maraú/BA