Prefeitura de Maraú e Comunidade seguem com equipes removendo pelotas de óleo nas praias

0 1.047

Todos os dias, a equipe da Secretaria Municipal de Meio de Ambiente, percorre o litoral do município vistoriando os pontos onde apareceram os primeiros resíduos de petróleo. A quantidade que chegou já foi em grande parte removida e não prejudica a circulação nas praias.

Neste fim de semana, com apoio de agentes das Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente, foram recolhidos cerca de 150 quilos de pelotas de petróleo nas praias de Algodões, Saquaíra e Cassange.

Valdemir Lisboa, Secretário de Meio Ambiente de Maraú, explicou: “O processo de limpeza, de retirada das pelotas de óleo, permanece sendo feito diariamente em toda a extensão do litoral marauense por equipes da prefeitura. Além disso, o trabalho conta, sobretudo, com a massiva participação da sociedade civil, associações, empresários e rede hoteleira.”, disse o secretário.

A Prefeita Gracinha informou que a Prefeitura de Maraú, por meio de suas secretarias, continuará permanentemente vigilante quantos aos impactos da presença das manchas de óleo no litoral e que será realizada uma campanha para esclarecer aos turistas que as praias estão limpas e que o litoral espera pelos visitantes.

Ao todo, mais de 300 voluntários treinados por representantes da OCEANPACT, trabalharam em tempo integral nas ações coordenadas de limpeza e na gestão da operação. A quantidade de fragmentos retirados na limpeza, considerando a faixa extensa de praia que foi totalmente limpa, não é um alarmante, porém, os trabalhos de monitoramento irão continuar.