Prefeita Gracinha participa de missa alusiva aos 81 anos de emancipação política de Maraú na Igreja de São Sebastião

Movidos pela fé, gratidão e esperança, a comunidade católica e público em geral acompanhou neste sábado, 30/03, a celebração da missa alusiva aos 81 anos de emancipação política de Maraú.  A programação iniciou com a entrada da prefeita Gracinha carregando a bandeira de Maraú, Presidente da Câmara, Manassés carregando a bandeira do Brasil e carregando a bandeira da Bahia, o Secretário de Administração, Samar Santos.

A cerimônia foi presidida pelo padre Danúbio na Igreja de São Sebastião, na sede do município, e acompanhada pela a Prefeita de Maraú, Gracinha Viana, dos Secretários Municipais, Vereadores, autoridades religiosas, políticas, civis e comunitárias também se fizeram presentes.

A sociedade marauense compareceu em grande número à celebração. “Rezamos pela nossa cidade, pelos poderes Executivo e Legislativo e por todas as famílias”, comentou o padre Danúbio, antes da missa.

Conheça um pouco sobre a história de Maraú.

No ano de 1705, frades italianos se instalaram em uma aldeia indígena chamada “Mayrahú”, originando um povoado. Em 1717, criaram o distrito de Mayrahú que, após a construção da capela, foi elevado à freguesia, passando a se chamar “São Sebastião de Mayrahú”. No ano de 1761, foi elevada a Vila de Maraú. E só em 1938 tornou-se cidade.

Os padroeiros do município são São Sebastião e Nossa Senhora da Conceição do Cambuízo, que têm como data festiva 20 de janeiro e 8 de dezembro, respectivamente. Com uma cultura riquíssima e quase totalmente preservada, essa cidade atrai cada vez mais turistas de todas as partes do mundo.

Chamada pela mídia de “Polinésia Baiana”, devido à sua rara beleza e transparência de suas águas, Maraú possui belíssimas praias distribuídas entre seus vários povoados, além de dezenas de ilhas, cachoeiras, manguezais e quilômetros de Mata Atlântica totalmente preservados. Seus povoados costeiros mais conhecidos são: Barra Grande, Saquaíra, Taipu de Fora, Algodões, Ibiaçú, Piabanha, Tremembé, Taipu de Dentro, Campinho, Empata Viagem e Tabuleiro.

Maraú faz parte da Costa do Dendê, uma das regiões mais belas da Bahia. Lá também fica localizada a terceira maior baía do país, a Baía de Camamu, onde deságua o rio Maraú Recentemente a Península de Maraú começou a ser descoberta por baianos e turistas. Os moradores mais antigos contam que Maraú já foi visitada até pelo escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, autor de “O Pequeno Príncipe”, que teria permanecido no povoado o tempo suficiente para ali manter uma residência.